img_7534   Tudo na vida passa pelo crivo dos direitos e deveres de cada um e dentro das empresas não seria diferente com a utilização do uso dos EPIs. Um dever para os funcionários utilizarem os EPIs específicos às funções e setores, bem como é obrigação da empresa disponibilizar esses equipamentos.

O representante do Departamento Técnico da Tayco Respiradores, Gustavo Moretti Fernandes, abordou este tema na manhã de ontem, 23, último dia de SIPAT com os colaboradores da Agrimec, Acespeças e Intecsol, ministrando a palestra: Proteção Respiratória e uso de EPIs. Entre os equipamentos mais importantes destaque para o respirador e o protetor auditivo importantíssimo para evitar doenças que se agravam ao longo do tempo, já que a negligência no uso destes EPIs pode ocasionar em danos a saúde.

Gustavo parabenizou a empresa pela a instalação do Sistema de Exaustores, um Equipamento de Proteção Coletiva para eliminar os riscos à saúde, Sistema de EPC que não vê nas demais empresas que visita, “só as mais modernas empresas possuem este tipo de sistema” ressaltou.

img_7571Já na segunda etapa da manhã, foi a vez da Educadora Física, Aline Alves abordar o Estresse e a Atividade Física. O Estresse é um mal que está acontecendo com quase todo mundo. O Estresse muitas vezes é causado pelo acúmulo grande de trabalho, de problemas, alimentação ruim e a falta de tempo para se exercitar.

Para Aline, na verdade o estresse não é de todo ruim, sendo necessário para o Ser Humano: “é só a partir do estresse que a pessoa evolui… pra ti aprender a caminhar, tu precisa de um estresse, porque teu corpo e cérebro vão responder com um estímulo e tu vai evoluir, seja no cognitivo ou no físico” destacou. Existem dois tipos de estresse tem o Eustress e o Distress.

Sendo que, o “Eustress” é o estresse pimg_7607ositivo, de curta duração, que nos prepara para reagir a acontecimentos inesperados, a fim de nos defendermos. A permanência neste estado de alerta, contudo, pode causar uma infinidade de complicações, provocando alterações e sobrecarga do funcionamento dos nossos órgãos. Este é o estresse negativo, o “distress”. O que está acontecendo é a falta do equilíbrio entre os dois.

Ao final da palestra, os colaboradores participaram de uma dinâmica com atividades físicas para se movimentarem e aprender de forma divertida a liberar o estresse do dia a dia. Durante dois dias da semana (segundas e quartas-feiras), os colaboradores iniciam suas atividades com ginástica laboral para só depois começarem o trabalho mais dispostos.

 

O encerramento foi feito com a apresentação da nova Equipe da SIPAT/2016 – 2018.

img_7632