Entre os dias 21 e 23 de novembro, o início dos trabalhos nas empresas do Grupo Agrimec, vão iniciar com uma programação diferente, serão três dias de palestras e dinâmicas.  A programação diferenciada tem a ver com a SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho que este ano tem como tema: SEGURANÇA – prioridade de quem valoriza a vida.

O ciclo de palestras teve início na manhã de hoje, 21, com a Palestra do Educador Físico e Ergonomista da Unimed, Matias Castro Alves, que abordou o grande número de atestados médicos que existem em alguns setores e que isto muitas vezes tem referência a cada uma das funções  e vai depender dos tipos de riscos  a que os funcionários estão expostos. Mas o maior vilão da ergonomia tem sido os maus hábitos e a falta da cultura da prevenção.

O ergonomista ressaltou que infelizmente o homem tem o péssimo hábito de não trabalhar preventivamente, espera o pior acontecer primeiro para depois se tratar. “A dor é um estímulo que o corpo manda para avisar que algo está errado. Lembrando sempre que o corpo humano é uma máquina em movimento”.

Atualmente são atendidos cerca de 2 mil empresas pela Medicina do Trabalho/Unimed Santa Maria e que na maioria dos casos atendidos refere-se a má postura por ficar muito tempo parado, a musculatura começa a cobrar o movimento, e passou algumas dicas simples de como melhorar a sua qualidade de vida.

img_7404img_7417