A prefeitura de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, está negociando a exportação de arroz orgânico para países da América do Norte, principalmente o Canadá.

As negociações começaram durante a participação da prefeita Margarete Ferreti na Brazil Conference, evento que é organizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, desde 2015. A ideia é reunir brasileiros de diversas esferas para palestrarem nos Estados Unidos.

Segundo Ferreti, a participação da Cooperativa de Produção Agropecuária de Nova Santa Rita, Coopan, em uma feira no Canadá, em maio, deve aumentar os investimentos na cidade e na produção orgânica. A prefeita também comemorou a atuação da cidade em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Ainda em relação as exportações do cereal, com a renovação do Sistema Geral de Preferências (SGP), pelo presidente norte-americano Donald Trump, o importador norte-americano que comprar arroz parboilizado brasileiro estará isento de pagar o imposto de importação para este produto.

Sendo os EUA é um dos principais mercados de exportação para o arroz brasileiro, a medida faz com que o Brasil ganhe força de competitividade no mercado norte-americano.

Essa sempre foi uma pauta importante para o setor e uma das principais bandeiras defendidas pela entidade, como afirmam presidentes e diretores da Abiarroz, Associação Brasileira da Indústria do Arroz.

 

Fontes: Organics News Brasil e Portal do Agronegócio