Em boletim elaborado para o Instituto Rio Grandense do Arroz, Irga, o Climatempo informou que durante essa semana as chuvas ficarão mais concentradas ao sul do Brasil.

Depois de uma segunda-feira chuvosa, na terça, 26, o frio se intensifica nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste. Há risco de geada em cidades como Bagé, Quaraí e Uruguaiana. A máxima do dia no estado não passa dos 21°C.

De quarta para quinta-feira as chuvas perderão forças e o tempo firme predomina. As temperaturas aumentam e podem alcançar 27°C, com ocorrência de vento norte.

Porém, logo na sexta-feira, 29, o avanço de um novo sistema pela faixa Oeste da Região Sul irá provocar novas chuvas no estado, principalmente nas áreas produtoras situadas na faixa Oeste. Novamente são aguardadas altas temperaturas.

Esses períodos chuvosos têm auxiliado na manutenção dos níveis de umidade do solo, garantindo boas condições de preparo e desenvolvimento de lavouras, como o trigo e o arroz.

As chuvas previstas poderão paralisar alguns trabalhos de campo, mas não irão interferir nas lavouras, já que não há risco para ocorrência de geadas.

Fontes: Irga e Gaúcha ZH