Um estudo da Universidade de Washington (EUA), publicado recentemente, demonstrou que as fazendas que usaram práticas agrícolas regenerativas, como semeadura direta, culturas de cobertura e rotação de culturas, produziram grãos com níveis mais altos de certas vitaminas, minerais e fitoquímicos do que as fazendas que usaram práticas convencionais.

Os dados levantados deram conta de um aumento de 4% mais vitamina K, 15% mais vitamina E, 14% mais vitamina B1 e 17% mais vitamina B2. As culturas agrícolas regenerativas também tinham 11% mais cálcio, 16% mais fósforo e 27% mais cobre. 

O estudo foi desenvolvido a partir de oito pares de fazendas, uma convencional e outra usando práticas agrícolas sustentáveis. As localidades foram nos estados da Carolina do Norte, Pensilvânia, Ohio, Iowa, Tennessee, Kansas, Dakota do Norte e Montana. 

Foram observados por pelo menos cinco anos e cada fazenda de agricultura sustentável foi combinada com uma fazenda convencional próxima, cultivando a mesma variedade de culturas, como ervilha, sorgo, milho ou soja. 

AGRIMEC e o cultivo sustentável 

A AGRIMEC desenvolve uma série de implementos que vão na direção do estudo divulgado de práticas agrícolas regenerativas. Os principais destaques são a linha Rolo Faca que permite um aumento da matéria orgânica no solo entre os plantios de diferentes culturas e ainda permite uma diminuição no uso de herbicidas. Além da linha, o lançamento Maçanico é usado em culturas de forma combinada e faz um uso consciente da água.,

Em relação a rotação de culturas, as plainas niveladoras surgem como ótimas opçõe. Pois deixam o terreno pronto visando operações sem necessidade de preparo prévio. 

A Capinadeira Rotativa Rotacarp é ideal para executar a capina das entrelinhas, especialmente nos cultivos orgânicos como feijão, mandioca, soja, sorgo, batata-inglesa e demais culturas plantadas em linhas, pois possibilita um manejo sustentável dos recursos do meio ambiente. Não usa agentes químicos, então utiliza recursos da própria terra. 

Para mais informações, entre em contato pelas nossas rede sociais ou pelos telefones: (55) 3222-7710 ou (55) 99626-0795.