Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou neste mês o portal do Observatório da Agropecuária Brasileira, que reúne dados de mais de 200 bases mapeadas acerca da safra agrícola, da previsão climática, do crédito rural, além de informações sobre o setor pesqueiro e imagens georreferenciadas da área rural brasileira.

Com esse serviço, o Mapa espera fortalecer e aprimorar a integração, a gestão, o acesso e o monitoramento dos dados e informações de interesse estratégico para o setor agropecuário e para o Brasil.

Estamos entregando para a sociedade esse instrumento fantástico. Temos um marco de informações atualizadas, dados consistentes para a tomada de decisões. Isso vai fazer com que o Brasil consiga, neste momento difícil que vivemos hoje, mudar sua imagem. Não haverá mais desconhecimento em relação à agropecuária brasileira. Aqui está o que é preciso conhecer do Brasil. O setor merece esta plataforma”, anunciou a ministra Tereza Cristina, idealizadora do projeto do Observatório.

Estrutura dos dados disponíveis

As informações disponíveis no portal são disponibilizadas através de duas plataformas:

  • Estatística, na qual se encontram dados numéricos, tabulares e representações gráficas acerca dos diversos temas da agropecuária;
  • Geoespacial, que está organizada por ambiente de visualização de camadas, relatórios quantitativos e painéis temáticos que detenham qualquer tipo de atributo e representação cartográfica dos dados.

Para a consulta de informações sobre o crédito rural público, o usuário encontra dados do Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro, do Banco Central do Brasil. É possível selecionar a quantidade e valor dos contratos em quatro finalidades: custeio, investimento, comercialização e industrialização a partir de filtros que oferecem visualização por período, fonte de recurso, programa, subprograma, atividade, região do país, estado e município.

O portal traz informações das principais culturas agrícolas (arroz, café, feijão, milho, soja e trigo), que podem ser encontradas conforme cultivo, crédito, disponibilidades e mercado interno e externo no painel “Produtos Agrícolas”.

O painel temático do Zarc reúne informações consolidadas de todas as portarias do zoneamento para cada cultura, grupo, período do ano e tipo de solo. Também oferece ferramentas integradas com o intuito de promover maior usabilidade e intuitividade na interpretação da informação, centralizando a tábua de risco, a relação de cultivares e mapas de visualização dos dados por município, estado e região.

Segundo Raimundo Deusdará Filho, coordenador-geral de Informações Estratégicas do Mapa, “O Observatório prevê a disponibilização de soluções inovadoras de tecnologia da informação e comunicação, permitindo a disponibilização e a visualização simultânea de um robusto conjunto de fontes de dados e informações atualizadas e consolidadas, que complementam o entendimento das cadeias produtivas do setor”.

Produtos Agrícolas

O painel de produtos agrícolas reúne, em um mesmo ambiente, informações sobre crédito, cultivo, disponibilidades e mercado interno e externo das principais culturas agrícolas brasileiras, possibilitando uma visão panorâmica dessas culturas. As informações consolidadas são oriundas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Banco Central do Brasil (Bacen), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Economia (ME), além do Mapa. Inicialmente, estão disponíveis para a Versão 1.0 deste painel os dados das culturas agrícolas arroz, café, feijão, milho, soja e trigo.

O Ministério informa que até julho, outros temas estarão disponíveis, são eles: assistência técnica, assuntos fundiários, agricultura familiar, pecuária de corte e comércio exterior.

O acesso ao portal é aberto ao público e não tem custo. Você pode acessar através do link: http://observatorio.agropecuaria.inmet.gov.br/

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)