Restam poucas áreas que ainda não foram semeadas 
devido à falta de chuvas no Estado

O plantio da safra de arroz 2012 no Rio Grande do Sul está praticamente concluído, restando apenas poucas e pequenas áreas que ainda não foram semeadas devido à diminuição da umidade do solo, segundo o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar.

As áreas implantadas recentemente têm enfrentado dificuldades na germinação das sementes e no estabelecimento inicial das plântulas, necessitando antecipação da irrigação. Naquelas semeadas há mais tempo, entre os meses de outubro e novembro, o desenvolvimento é considerado normal e, paradoxalmente, beneficiado pelas condições de insolação e altas temperaturas, consideradas ideais desde que acompanhadas de irrigação abundante. 

Colheita de alho e cebola são intensificadas

Já produtores de alho e de cebola do Estado intensificam a colheita. A cultura do alho, que está em final de ciclo, foi apressada pelo clima e apresenta bulbos de calibre pequeno, porém firmes e de boa sanidade nos 40% da área colhida na região da serra do Estado. Por apresentar parte aérea com pouca umidade, grande parte da produção está sendo armazenada diretamente nos galpões, sem passar pela pré-cura na lavoura.

Também na serra gaúcha, a colheita das variedades precoces de cebola está em conclusão, com bulbos sadios e de calibre médio. Normalmente, parte da produção é colhida e vendida “verde” (sem cura), mas no momento está sendo guardada nos galpões, devido ao mercado emperrado e às baixas cotações. 

Fonte: Portal do Agronegócio

.