A onda de frio que seguirá nos próximos dias no Rio Grande do Sul fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet, emitisse um alerta nesta quarta-feira, 13. De acordo com as informações, os termômetros devem ficar mais de 5°C abaixo da média entre a quarta-feira e o sábado.

A Defesa Civil também já havia publicado um alerta para a possibilidade de temperaturas negativas no Estado.

Em razão do vento que acompanhou as baixas temperaturas nesta quarta, a sensação térmica ficou na casa dos 4,8°C. O vento mais forte foi registrado em Canguçu, no sul do Estado, onde as rajadas chegaram a 70 km/h e os termômetros marcaram 5,5°C, com sensação de -2,1°C.

Para a quinta-feira, 14, os termômetros devem cair ainda mais no Rio Grande do Sul. A menor temperatura do dia é esperada em Vacaria e Bom Jesus, onde pode marcar 0°C. A máxima não passa de 17°C, mas o sol deve aparecer na maior parte do estado.

De acordo com a Somar Meteorologia, a tendência é de que o frio aumente até o fim de semana. A temperatura mais baixa deve ser registrada no sábado, 16, com risco de geada em várias cidades. São José dos Ausentes, na serra, deve ter temperatura negativa.

Para o domingo, a massa de ar polar perde força e os termômetros marcam máxima de 15°C.

Fonte: Gaúcha ZH