Unidades da empresa aderem e apostam na eficácia da Plaina Niveladora Multilâminas para o preparo do solo da cana-de-açucar.

A Agrimec comercializou 11 Plainas Niveladoras de grande porte, da sua linha Robust, à Odebrecht Agroindustrial. Duas delas vão para Angola – continente africano -, duas para unidades da empresa em São Paulo, quatro em Goiás, duas no Mato Grosso do Sul e uma no Mato Grosso.

A empresa pertencente ao Grupo Odebrecht produz e comercializa etanol e açúcar VHP e cogera energia elétrica a partir da biomassa. São 40 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, sendo que 100% do plantio e da colheita são mecanizados.

De acordo com Fernando Abreu, consultor de vendas da Agrimec, “a relação comercial com a Odebrecht iniciou em 2011, quando a empresa adquiriu algumas Plainas para atender sua produção interna, além de uma Robust 540 que foi destinada à Angola”.

A aquisição desse novo lote de implementos para as unidades com áreas cultiváveis de cana levou em conta quesitos técnicos relevantes como funcionalidade e produtividade que, segundo Abreu, denotam satisfação acerca do produto no que tange às expectativas do cliente.

A Plaina é indicada para o preparo do solo no sistema de plantio direto, entre outros, de variadas culturas, sendo que, em uma única operação, executa duplo serviço (preparo mínimo do solo e aplainamento). Nas lavouras canavieiras, ela elimina os desníveis e obstáculos que possam comprometer o desempenho e agilidade das máquinas colhedoras, podendo inclusive colher em áreas com declives mais acentuados pela inexistência de sulcos e torrões. Também pode ser usada como primeira operação em áreas novas, beneficiando o cultivo posterior e diminuindo as gradagens subsequentes.

“A regularização do relevo proporciona ganhos de produtividade ao possibilitar uma colheita rente ao solo e, no todo, levando em conta as unidades em questão da Odebrecht, isso faz toda a diferença”, explica Fernando Abreu. “Na prática, falamos de se obter maior desempenho com melhor rendimento. O fato de o implemento deixar o solo mais nivelado e, na colheita, proporcionar que as máquinas colhedoras colham mais, é realmente um ponto bem importante”.

Odebrecht

A Odebrecht Agroindustrial foi fundada em 2007, pela Organização Odebrecht, sua controladora. A produção de etanol é vendida às distribuidoras de combustível, que o utilizam como etanol hidratado (o álcool combustível) e etanol anidro (o álcool acrescentado à gasolina), e para a indústria química e petroquímica para a produção de biopolímeros. Toda a produção de açúcar é exportada, e a energia que cogera lhe dá autossuficiência energética e o excedente é vendido para a o sistema elétrico brasileiro e para o mercado livre. Mais sobre esse cliente Agrimec em www.odebrechtagroindustrial.com. E detalhes sobre a plaina é possível obter no site da Agrimec: www.agrimec.com.br.

*VHP (Very High Polarization) = processo por clarificação do caldo de cana-de-açúcar, sem uso de enxofre.

 

Assessoria de Imprensa do Grupo AGRIMEC
Liana Merladete /
 Dois Agência de Conteúdo
imprensa@agrimec.com.br

55 3222-7710