O Diretor Presidente da Agrimec, Odilo Marion, conta como se deu a criação das primeiras Carretas Graneleiras da marca. Hoje, as Carretas possuem uma linha própria de modelos para as culturas de várzea e terras altas, e levam o nome Granbox.

“Foi na década de 80 que começamos a fabricar as Carretas Graneleiras para atender a lavoura orizícola. O primeiro modelo – 2G3,5 – era de duas rodas, com capacidade para 70 sacas de arroz. Na época, nosso grande trunfo foi o know-how que desenvolvemos em pleno trabalho de campo. Como plantávamos, pude aperfeiçoar cada detalhe das Carretas em nossas lavouras. Queria um implemento robusto com qualidade e funcionalidade”, relembra o gestor.

Um diferencial que Marion aponta é a tecnologia própria. “Aliamos num mesmo produto robustez, versatilidade e desempenho”, resume.

“Do modelo de duas rodas, passamos para as estacionárias de quatro rodas, que saiu de linha na década de 90, até desenvolvermos uma Carreta de grande capacidade de carga, no início de 2011, que é a Granbox 30.000. Ela é utilizada para recolher os cereais a granel, acompanhando o trabalho das colheitadeiras”, explica e pontua Marion.

Vale destacar que entre as vantagens, algumas características podem contribuir na decisão de compra:

 

– Seus tubos de descarga são independentes e podem descarregar simultaneamente os grãos;

– O implemento utiliza apenas caracóis verticais que facilitam a descarga e evitam os embuchamentos;

– A carreta conta com um ajuste de abertura do rodado que permite utilizar uma gama de pneus agrícolas, conforme o peso ou o solo;

– Os eixos seguem a mesma abertura de rastro do trator, reduzindo assim a necessidade de potência e tração;

– Possui duas aberturas inferiores para descarga rápida diretamente na moega e, ainda, apresenta vareta indicadora de abertura do registro.
A grande capacidade de trabalho do implemento e de resposta do mesmo dão a todos os modelos dessa linha a característica de eficiência. “Que trocando em miúdos, é o que todo produtor precisa”, simplifica o Diretor Presidente.

“A versão Granbox 30.000 Flex é ideal para terras altas”, ele complementa. Para esse modelo, o Diretor do Grupo usa as palavras praticidade e agilidade. “E não poderia ser diferente. Com ela, temos praticidade no plantio, uma necessidade latente; e agilidade na colheita, outro ponto importante”, diz.

Segundo as informações técnicas, ela é multiuso, com fundo e cano em aço inox. “Para abastecer a plantadeira tanto com adubo como com semente ela é ideal”, finaliza.