O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, garantiu que vai colocar o Código Florestal em votação nesta terça-feira (6). A declaração foi feita durante a abertura da Expodireto Cotrijal, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (5) em Não Me Toque. Ele disse que ainda faltam alguns ajustes como a definição sobre as áreas consolidadas. Uma reunião do colégio de líderes vai acontecer na tarde desta terça para acertar os últimos pontos da pauta.

–  Vamos definir os acordos e as questões que serão debatidas. A expectativa de todos nós é que haja acordo para a votação já nesta terça-feira, pois vamos tratar daqueles temas que foram votados no senado. Não cabe mais nenhuma alteração, nenhuma proposta nova – afirma.

A aplicação das leis no meio urbano e as áreas consolidadas geram pontos de divergência. A expectativa do presidente da Câmara é de que a matéria seja aprovada ainda nesta semana. Já o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, pede que não haja pressa na aprovação do Código e, se for preciso, seja votado na próxima semana.

– Não é o código dos sonhos dos ambientalistas, não é o código dos sonhos daqueles que trabalham na terra, mas é o que foi possível ser construído – enfatiza.

Abertura oficial

O auditório do Parque da Expodireto ficou lotado durante a abertura, que contou com a presença de autoridades, entre elas o governador em Exercício do Estado, Beto Grill. EM seu discurso, o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, demonstrou otimismo em relação aos resultados da feira, mesmo com a estiagem.

– É nas horas de dificuldades que colhemos os aprendizados para podermos crescer – disse.

Ele lembrou que a feira estará demonstrando planos de irrigação e cobrou medidas dos governos para o combate à seca. Além disso, pediu melhorias no sistema de crédito e do seguro agrícola.

Fonte: Rádio Gaúcha

.