A maior fabricante de implementos para o setor arrozeiro da América Latina expande sua linha de produtos para outras culturas.

A Agrimec, empresa brasileira localizada no município de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, possui hoje a mais completa linha de implementos para a lavoura arrozeira, sendo a maior fabricante desse segmento na América Latina.

Nos últimos anos, ampliou sua atuação para outras culturas de terras altas, como cana, feijão e soja. Isso permitiu um crescimento de participação no mercado interno, negociando implementos para todas as regiões do Brasil. A marca também já ultrapassou fronteiras e, hoje, exporta para países da América Latina e do continente Africano.

Odilo Marion, Diretor Presidente da empresa e do Grupo Agrimec, que é composto por mais 4 organizações, destaca que toda essa visibilidade é positiva. “A empresa segue desenvolvendo produtos mecanizados que se alinham a uma agricultura em constante renovação. Na prática, além de maior conforto para o agricultor, o que se almeja é a produtividade, ou seja, uma melhor relação entre renda e custo de produção – com mais economia de insumos e mão de obra -, diz o gestor”.

Entre as inovações oferecidas, o Fecha Taipa Arrozeiro é destaque. O implemento foi premiado na última Expointer, na categoria novidade, com o troféu prata do prêmio Gerdau Melhores da Terra. Também em ênfase a já consolidada Plaina Niveladora Multilâminas, disponível nos modelos NSA (porte leve) e Robust (grande porte), que possuem versões adequadas ao emprego com tratores de baixa, média ou alta potência.

A Plaina é indicada para o preparo do solo no sistema de plantio direto, entre outros, de variadas culturas, principalmente arroz, soja, feijão, cana-de-açúcar e algodão, sendo que, uma única operação, executa duplo serviço (preparo mínimo do solo e aplainamento). Também pode ser usada como primeira operação em áreas novas, beneficiando o cultivo posterior e diminuindo as gradagens subsequentes.

Segundo Marion, “não há dúvida de que uma área destinada à lavoura em condições de aplainamento ideal favorece o preparo para o plantio de várias culturas”.

No caso da lavoura canavieira, ele revela que aplainar o terreno também elimina os desníveis e obstáculos que possam comprometer o desempenho e agilidade das máquinas colhedoras, podendo inclusive colher em áreas com declives mais acentuados pela inexistência de sulcos e torrões. “Durante a fase de colheita, é importante o corte próximo à base da planta, o que oportuniza melhores rendimentos, por hectare, durante a safra. A regularização do relevo proporciona ganhos de produtividade ao possibilitar uma colheita rente ao solo”, explica.

Mais: A marca possui uma linha de implementos específica para a lavoura de cana-de-açucar, que inclui o Multicultivador e Pulverizador Canavieiro sob Palha, o Cultivador Quebra Lombo de Lâminas Helicoidais (com aplicador de adubo e herbicida) e a própria Plaina com recolhimento retrátil das lâminas.

Filda 2012: Entre os dias 17 e 22 de julho inclusive a marca da Agrimec foi impressa em território angolano. O motivo foi a Feira Internacional de Luanda, que neste ano veio com o tema “Os Desafios da Atração de Investimento: Estratégia, Legislação, Instituições, Infraestruturas e Recursos Humanos”. Foram pelo menos 700 expositores nacionais e internacionais. Inúmeras searas foram cenário para a troca de informações e experiências entre mais de 30 países participantes. As soluções criativas e inovadoras propostas na plaina e outros implementos da Agrimec tiveram destaque.

Assessoria de Imprensa Grupo AGRIMEC
Liana Merladete / Dois Agência de Conteúdo
imprensa@agrimec.com.br

Siga-nos no Twitter ou curta nossa página no Facebook

.