Para que você conheça os implementos que indicamos é necessário, antes, falarmos sobre o que é este sistema em áreas de várzea.

A sistematização tem por princípio adequar a superfície natural da lavoura, de forma a transformá-la num plano ou numa superfície curva organizada, tendo declividade continua num mesmo sentido. Na região sul, nas terras de várzea é comum se falar em suavização do solo, onde o plantio de lavouras de arroz irrigado se faz por planos sem declive ou “cota zero”.

Estes planos constituem os quadros das lavouras e sua profundidade de corte é determinada pelo relevo da área e características do solo, de acordo com estes aspectos se define os quadros de sistematização.

Geralmente ao sistematizar uma área pensamos nas estruturas de irrigação, drenagem e vias de acesso à lavoura. Assim, para um funcionamento eficiente do sistema é importante que cada quadro possa ser irrigado e drenado de maneira independente, com acesso próprio.

Vejamos os implementos específicos para sistematização de áreas de várzea fabricados pela AGRIMEC:

PNA – Plaina Niveladora Laser é indicada quando a área já é bem plana e precisa somente de uma pequena correção no nível do solo.

TRACER – Plaina Raspotransportadora laser é indicada quando se necessita fazer uma maior movimentação do solo para sua correção, vide a capacidade do modelo Tracer 48 de movimentar até 11m³ de terra.

 SCRAPER – Caçamba Raspotransportadora – mesmo não sendo da linha Sistematização e sim, Terraplanagem, pode ser usada quando não se tem na propriedade uma Plaina Tracer para fazer grandes movimentações de terra. Neste caso, seu uso deve ser combinado com a PNA, que fará o acabamento do trabalho.

Em suma, podemos destacar como principais vantagens da sistematização:

– Manejo mais adequado da água para irrigação, sem desperdícios;

– Maior eficiência no uso de máquinas e na aplicação de insumos;

– Uso mais intensivo da área, seja no cultivo contínuo do arroz irrigado ou na rotação de culturas.

Para mais informações, acesse a página do nossos implementos:
https://agrimec.com.br/implementos-agricolas/