O Brasil tem papel importante na produção mundial de grãos e vem aumentando gradativamente a utilização de boas práticas na produção agrícola. As técnicas usadas têm dentre outros objetivos a conservação do solo, sustentabilidade, utilização responsável de agrotóxicos e o controle de plantas invasoras com métodos alternativos de contenção que não causem danos ao meio ambiente.

Inclusive, com o intuito de conscientizar e arraigar essas boas práticas no uso de defensivos agrícolas, celebrou-se no dia 11 deste mês o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. Visto que, esses tipos de químicos quando são utilizados indiscriminadamente podem causar sérios danos ao meio ambiente e a saúde humana.

Segundo a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná “O País é um dos principais mercados para os defensivos e registra muitas ocorrências de intoxicações e poluição de rios e solo.”

Em compensação a esses dados negativos, destaca-se em nosso país o sistema de plantio direto como um tipo de manejo conservador. Ele é composto por boas práticas que auxiliam numa produção mais eficiente e com menor impacto para a natureza.

As principais técnicas desse sistema são:

  • Ausência ou mínimo revolvimento do solo

  • Cobertura do solo com palhada

  • Rotação de culturas

Com esse sistema, tem-se o aumento da produtividade, conservação do solo e até mesmo da qualidade da produção.

A AGRIMEC tem uma gama de implementos, que possibilitam ao produtor estar de bem com o meio ambiente e ainda ter resultados mais vantajosos.

Dentre esses implementos, podemos citar:

  • ROTACARP: É ideal para uso na capina das entrelinhas nos cultivos orgânicos de feijão, mandioca, soja, sorgo, batata-inglesa e demais culturas plantadas em linha. É a única que dispensa do uso de herbicida, pois os inços não triturados são encobertos de terra, atrasando o seu ciclo em relação a planta e possibilitando o desenvolvimento desta. Utilizando os recursos da própria terra para o cultivo, sem o uso de agentes químicos, possibilita um manejo sustentável dos recursos do meio ambiente;

  • ROLOS FACA: Todos os modelos de Rolo Faca da AGRIMEC são indicados para manejo da vegetação pelo sistema de plantio direto. Com esse implemento, cria-se uma cobertura para o solo com palhada. A uniformidade dessa cobertura favorece a proteção do solo contra a ação da chuva e dos rigores do sol, inibe a germinação das invasoras, conserva a umidade por mais tempo, além de aumentar a durabilidade da matéria orgânica;

  • PLANTADORA BROTAS: A plantadora combinada de toletes BROTAS é inovadora, pois executa em uma única passada todas as operações necessárias ao plantio da cana-de-açúcar em toletes, com um mínimo revolvimento do solo;

  • PLAINAS: As plainas niveladoras são indispensáveis para o preparo do solo no sistema de plantio direto, tanto em áreas novas em que há grande irregularidade do solo ou em áreas já cultivas. Executa o preparo mínimo superficial do solo e corrige o microrrelevo, eliminando torrões, cupins e buracos resultando no perfeito aplainamento da área.

Para saber mais informações sobre esses e outros implementos, entre em contato com nossa equipe comercial através do telefone (55) 3222-7710 ou pelo e-mail vendas@agrimec.com.br

Conte com a AGRIMEC para obter da terra os melhores resultados!

Fontes:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná
Boas Práticas Agronômicas