O Grupo Agrimec, com as empresas Agrimec, Idema e Intecsol, de Santa Maria, Rio Grande do Sul, participa novamente da Agrishow. O evento será realizado entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Como de praxe, a principal feira do setor agrícola da América Latina vai mostrar as novidades tecnológicas para o agronegócio. E o Grupo Agrimec é um dos 790 expositores previstos. O número compreende fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas, insumos, ferramentas, associações de classe, centros de pesquisa, universidades e instituições financeiras.

Linha Canavieira

Com a conquista recente de sua carta-patente pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o Cultivador Quebra-Lombo Rotativo com Aplicador de Herbicida e Adubador, sua aplicação, características e vantagens, também devem ser referência em tecnologia e inovação na Agrishow este ano.

Ele é indicado no nivelamento do solo nas entrelinhas, bem como no sulco da planta, preparando a área para a colheita mecanizada da cana. Entre os atributos e benefícios, alguns chamam a atenção: o Quebra-Lombo movimenta a terra através de sulcadores. Possui um conjunto de lâminas em “V”, que ao mesmo tempo em que aplainam, distribuem os excessos de terra para dois conjuntos de lâminas helicoidais rotativas que desmancham os torrões, jogando a terra nos sulcos ao pé da cana, não danificando a planta.

Segurança e funcionalidade no preparo do solo

A Plaina Niveladora Multilâminas é um dos focos. É indicada para aplainar diretamente o terreno, sem necessidade de preparo prévio, deixa a lavoura pronta para dissecar e receber o plantio direto, entre outros, de variadas culturas, principalmente arroz, soja, feijão, cana-de-açúcar e algodão, sendo que, uma única operação, executa duplo trabalho (preparo mínimo do solo e aplainamento). Também pode ser usada como primeira operação em áreas novas, beneficiando o cultivo posterior e diminuindo as gradagens subsequentes.

Vale ressaltar que hoje não há dúvidas de que uma área destinada à lavoura em condições de aplainamento ideal favorece o preparo para o plantio de várias culturas. No caso da lavoura canavieira, por exemplo, aplainar o terreno também elimina os desníveis e obstáculos que possam comprometer o desempenho e agilidade das máquinas colhedoras, podendo inclusive colher em áreas com declives mais acentuados pela inexistência de sulcos e torrões.

Durante a fase de colheita, é importante o corte próximo à base da planta, o que oportuniza melhores rendimentos, por hectare, durante a safra. A regularização do relevo proporciona ganhos de produtividade ao possibilitar uma colheita rente ao solo.

Ainda da linha preparo do solo, o Rolo Faca Terras Altas atenderá os visitantes da Agrishow que buscam especialmente eficiência no sistema de plantio direto para o manejo da vegetação e de restos culturais superficiais. O Rolo Destorroador Compactador também estará exposto. Ele serve para quebrar torrões remanescentes do gradeamento e compactar superficialmente o solo já plantado, como nos cultivos do arroz irrigado, da soja e do feijão.

Cultivo sustentável

Também será destaque no evento a Capinadeira Rotativa de Lâminas Helicoidais, a conhecida Rotacarp. Alternativa para os produtores que estão optando pela agricultura orgânica, é ideal para uso na capina das entrelinhas nos cultivos orgânicos de feijão, milho, soja, sorgo, batata inglesa, amendoin e demais culturas plantadas em linha.

Constantemente atualizado, o produto oferece uma nova dimensão na tarefa de capina mecânica, já que utiliza os recursos da própria terra para o cultivo, sem o uso de agentes químicos, possibilitando um manejo sustentável dos recursos do meio ambiente.

Irrigação

Quando irrigação for o assunto, as Valetadeiras Rotativas VA e Agrival serão a resposta. A VA é indicada para esgotamento (drenagem) de lavouras, canalização de água, colocação de tubos, irrigação por gotejamento, plantio de mudas. É indispensável no plantio direto. Já a Agrival serve para abrir valetas com rapidez, tanto em solos secos como alagados, usando para isso tratores de pequena potência. É ideal para abertura de canais de irrigação e drenagem em lavouras de arroz.

A Agrimec também deve levar as bombas nos modelos BCI500 e BCI250, indicadas para transferir a água de mananciais e rios que se encontram num nível mais baixo para açudes ou represas que alimentam os pivots; para esgotar ou encher açudes e; para irrigação por inundação em lavouras de arroz, entre outras funções.

Versatilidade

Também estará na vitrine o Distribuidor Centrífugo a Lanço em Aço Inox. Indicado na aplicação de sementes (aveia, arroz, azevém) e nutrientes (adubo granulado, calcário, ureia), a versatilidade é um dos seus diferenciais. Os modelos que estarão expostos são o ID600 e o duplo ID1200.

Fenação

Para fenação, as atenções devem ficar voltadas para o Recolhedor de Fardos Cilíndricos de Feno, ideal para recolher e carregar fardos, transportando-os e descarregando-os na mesma posição em que estavam no solo.

Eficácia e resposta ao produtor

Para atender os olhares atentos e curiosos do público e as necessidades do produtor, a Agrimec leva à Feira a Linha Granbox que, recentemente, lançou a Carreta Graneleira 30.000, com a vantagem de descarga independente dos tubos. As carretas foram remodeladas, contando com importantes itens de série e opcionais, como helicoide com têmpera, registro e dobra do tubo hidráulico e motor hidráulico.

A linha Granbox de carretas contempla os modelos 10.000, 11.500, 13.500 e 15.000, além do 30.000. As de duas rodas são indicadas para acompanhar as colheitadeiras, recolhendo cereais a granel. As de quatro, podem ser usadas de maneira estacionária, no armazenamento temporário de grãos entre colheita e transporte, bem como para acompanhar a colheita em serviço. Os modelos multiuso “flex”, com fundo e cano em aço inox, são propícios tanto para o plantio, adubação, como para a colheita, proporcionando assim vantagem no custo-benefício, pois pode ser utilizado o ano todo.

Um dos melhores da nossa terra

O Fecha Taipa, premiado no Gerdau Melhores da Terra, da última Expointer, também estará na feira. O implemento faz o acabamento fechando as pontas das taipas e, ao mesmo tempo, preparando um canal para distribuir uniformemente a água da irrigação. Com chassi reforçado, composto por dois rolos compactadores feitos em aço laminado, preenchidos com concreto, ele tem exclusiva curvatura.

Mais

A expectativa da Agrishow 2013 é que 152 mil visitantes passem pela feira durante os seus cinco dias. As vendas dos expositores deste ano são estimadas em R$ 2,5 bilhões, 16% acima dos R$ 2,150 bilhões movimentados na feira de 2012.

A previsão foi feita pelo presidente do evento, Maurílio Biagi Filho, durante entrevista coletiva de apresentação da feira. A Agrishow deste ano está 10% maior que a de 2012.

Aguarde informações sobre a participação da Idema e da Intecsol no evento no nosso site e acompanhe outras informações na nossa fanpage no Facebook.

 

Assessoria de Imprensa Grupo Agrimec
Liana Merladete / Dois Agência de Conteúdo
imprensa@agrimec.com.br / 3026-3647

Siga-nos no Twitter ou curta nossa página no Facebook