Intecsol é uma das expositoras. A parceria com a Cooperativa Santa Clara é destaque.

A 5ª edição da ExpoParaí e a XII Tecnoclara ocorrem no próximo final de semana, dias 6, 7 e 8 de julho, no Parque Municipal de Eventos, em Paraí. Quem leva o nome de Santa Maria à serra é a Intecsol, empresa do Grupo Agrimec.

Com a estimativa de um público superior a 15 mil pessoas, Davi Lamb, Diretor Executivo, aponta a linha leiteira como o foco, além de ressaltar a importância dos eventos que integram o calendário municipal de Paraí. “Estes eventos, embora de menor porte, reúnem a qualidade genética do rebanho da maior bacia leiteira do Estado. São eventos que combinam exposição e julgamento de animais, exposição e venda de equipamentos e produtos, com o intuito de promover os produtores em suas regiões e dar a oportunidade de troca de experiências e atualização dos associados”.

Ele conta, ainda, que a parceria da empresa com a Cooperativa Santa Clara tem na programação mais um fator de consolidação. A Santa Clara conta com mais de 4 mil associados e mais de mil colaboradores empenhados na tarefa de fazer funcionar uma cadeia produtiva que combina controle na produção leiteira e investimentos constantes na modernização dos processos industriais e unidades comerciais. Prova disso é o investimento em aquecedores elétricos e solares em suas instalações, com o objetivo de melhorar a qualidade do leite produzido, além de reduzir custos.

Exemplo que recebe ênfase da Intecsol na feira é o Pratick. “Água em temperatura ideal e um bom manejo são os ingredientes para um leite de qualidade”, justifica o diretor executivo da empresa.

Fato, segundo ele, é que os criadores de gado leiteiro convivem com uma preocupação permanente: a higienização dos equipamentos para a ordenha. O ideal é que a temperatura seja de75°Cpara a certeza de uma limpeza efetiva e nenhum dano aos produtos. Os métodos utilizados variam, desde aquecedores a gás – com um alto custo -, até os conhecidos “rabo-quente”, resistência de chuveiro comum adaptadas, que não garantem a temperatura ideal. No entanto, essa realidade deixa de ser regra. O Pratick da Intecsol é um aquecedor elétrico de água com controle de temperatura e baixo custo.

As vantagens não são só essas. Ele é produzido em aço inoxidável, seu material é anti-corrosivo e, além da função de higienização do material, uma outra possibilidade é instalar o aquecedor solar, minimizando ainda mais os custos.

“Também vamos divulgar a linha solar no evento e estaremos à disposição para qualquer dúvida”, completa Lamb.

Mais – Em oportunidade anterior, trouxemos uma informação bem interessante de Henrique Fallavena, técnico agrícola da Cooperativa Santa Clara. Vale conferir novamente: O Manual da Qualidade do Leite, lançado em outubro de 2011, sinalizou que a qualidade é medida pelo número de bactérias presentes em 1ml do produto – “A contagem bacteriana total do leite cru é o teste empregado para a avaliação da qualidade microbiológica do produto. O resultado fornece indicação dos cuidados de higiene empregado na obtenção e no manuseio”. O técnico diz que com o sistema do boiler elétrico, os níveis de unidades formadoras de colônias de bactérias se mantêm baixos: “O aquecedor tipo boiler é uma ótima opção para se obter esta água quente, apresentando uma boa relação custo/benefício, pois o seu reservatório é termicamente isolado, mantendo a temperatura da água. O resfriamento e o correto manejo de ordenha colaboram para a qualidade final do leite”, exemplifica.

Assessoria de Imprensa Grupo AGRIMEC
Liana Merladete / Dois Agência de Conteúdo
imprensa@agrimec.com.br

Siga-nos no Twitter ou curta nossa página no Facebook

.