A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, mundialmente conhecida pela produção de estudos e tecnologias para o agronegócio, lançou mais uma, em comemoração aos seus 45 anos.

Denominado “Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira”, o estudo analisa sinais e tendências para o futuro da área rural e traz como temas a sustentabilidade agrícola.

Edson Bolfe, pesquisador da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa, em entrevista a EBC, falou sobre as transformações profundas que a agricultura vem passando nos últimos 50 anos.

Bolfe deu como exemplo a área plantada no Brasil que cresceu 60% nos últimos 40 anos, além da produção de grãos como milho, soja, trigo, arroz e feijão, que cresceram em torno de 500%.

O avanço das tecnologias da informação e da comunicação no meio rural também vem modificando a relação entre produtores e consumidores, devido ao maior acesso a computadores e celulares.

Segundo o estudo, 61% dos produtores já usam Smartphones e o Whatsapp já é o principal meio de comunicação na zona rural.

O estudo está desenvolvido em uma plataforma interativa e pode ser acessado aqui.

 

Fontes: EBC e Grupo Cultivar