Depois de uma semana marcada por temporais e registros de estragos em algumas cidades da Região Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que as instabilidades continuarão sobre a região até o final de semana.

Meteorologistas do Instituto afirmam ainda que, sobretudo o Rio Grande do Sul, receberá poucas chuvas nos próximos dias. Essa condição preocupa os produtores de grãos do estado, pois com menores volumes de água, as lavouras de soja, principalmente, poderão ter problemas em plena fase de enchimento de grãos.

A baixa pressão presente nessa área do país promete mudar a situação e provocar precipitações irregulares que se estenderão até o oeste do Paraná e o Mato Grosso do Sul. No início do mês de fevereiro, porém, esses volumes podem diminuir.

Em uma análise mais estendida do Inmet, a previsão é de que nos próximos três meses os acumulados em toda a região sejam menores do que a média para o período. Dessa forma, as lavouras da região que costumam ser colhidas mais tarde do que no restante do país podem ter problemas justamente no período de enchimento de grãos.

 

Fonte: Notícias Agrícolas