As altas temperaturas e o clima seco predominaram na maior parte do Rio Grande do Sul nesta semana. Porém, o tempo deve fechar em algumas regiões a partir desta sexta-feira e permanecer assim durante o final de semana.

A entrada de ventos úmidos, que avançam do interior do país em direção ao sul espalharão nuvens carregadas em várias regiões do Estado. As precipitações estão sendo esperadas, principalmente, para a região Oeste e para os municípios da fronteira com o Uruguai.

Mesmo com a possibilidade de chuvas, o calor deve continuar em todo o Estado, seguindo a faixa de temperatura dos últimos dias. Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, e Iraí, no norte do estado, devem ver seus termômetros chegarem aos 34°C.

Para o sábado, 21, há risco de queda de granizo no Sul e no Oeste devido a formação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Uruguai e o sul do RS. No domingo, 22, as precipitações se espalham por todo o estado e a temperatura deve cair nas regiões onde a chuva é mais volumosa.

As chuvas previstas exigirão que os trabalhos de colheita paralisem no final de semana, mas nada que venha a trazer prejuízos aos produtores. O desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, em especial o milho, será beneficiado.