Na última semana, uma massa de ar seco predominou e manteve o tempo firme, com temperaturas elevadas durante o dia e amenas à noite. Em seguida, a propagação de uma frente fria provocou pancadas isoladas de chuva e com baixos volumes na maior parte do Rio Grande do Sul.

De acordo com a Seapi, os totais acumulados de chuva oscilaram entre 20 e 40 mm e em alguns municípios os valores superaram os 50 mm. Na Zona Sul e Campanha Meridional, os totais registrados foram inferiores a 10 mm e persiste a condição de estiagem estabelecida na região nos últimos meses.

Nos próximos dias, as condições de chuva e temperatura não mudarão e a previsão indica a persistência de baixas precipitações no Rio Grande do Sul, com as mínimas na casa dos 12°C e 15°C. Entre hoje e segunda-feira, a presença do ar seco manterá o tempo firme, com sol e variação de nuvens.

A partir de terça-feira (27/02), o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a elevação das temperaturas e poderão ocorrer pancadas típicas de verão em todo o RS. No período, os valores acumulados deverão oscilar entre 10 e 20 mm na maioria das localidades, com totais acima de 30 mm no Planalto e na Serra do Nordeste; na Campanha os volumes deverão ser inferiores a 10 mm.

 

Fonte: Successful Farming