Em Santa Catarina, chuvas frequentes e em grandes volumes possibilitam que as lavouras se desenvolvam de forma satisfatória

Mesmo com os baixos volumes de chuvas registrados nas últimas semanas, o plantio do arroz segue dentro da média no Rio Grande do Sul. No território gaúcho, 78% das áreas já foram semeadas.

Para os próximos 10 dias não são esperadas chuvas sobre as áreas produtoras de arroz do Estado. Mesmo assim, as condições continuarão satisfatórias ao plantio do arroz.

Em alguns casos, principalmente nas regiões mais ao sul do Estado, a falta de chuvas poderá trazer prejuízos aos rizicultores.

As baixas temperaturas registradas nesses últimos dias têm afetado a germinação e o desenvolvimento inicial das plantas. Porém, os estados fitossanitários das lavouras estão apresentando bom aspecto, não sendo observada nenhuma anomalia que possa comprometer o rendimento das mesmas.

Em Santa Catarina, as condições das lavouras são ainda melhores, pois as chuvas mais frequentes e em maiores volumes vêm possibilitando que as lavouras se desenvolvam de forma satisfatória, não sendo observadas anomalias que possam comprometer o pleno rendimento das plantas.

No Estado, somente no início da próxima semana são esperadas chuvas mais volumosas sobre as áreas produtoras. Já ao longo dessa semana, as chances de chuvas volumosas são baixas. Podem ocorrer, no máximo, pancadas de chuvas localizadas e de baixa intensidade.

As ondas de frio ocorridas nos últimos dias, entretanto, estão atrasando o desenvolvimento das plantas, uma vez que afetam diretamente seu metabolismo. 

Fonte: Canal Rural

.