Nutricionista

Interatividade, muita informação e questionamentos. Esses foram os pontos que marcaram a palestra da nutricionista Fernanda Fratton, do SESI – Santa Maria, no terceiro dia de SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) da Agrimec.
Com o título “Da escolha ao preparo: dicas saudáveis para a sua alimentação.”, Fernanda abordou tópicos sobre variedade, moderação e equilíbrio no consumo de alimentos, além de classificar os mais importantes para consumo diário com base nas cores dos mesmos. Após apresentar uma pirâmide em que classificava atividades físicas e alimentos pelo seu grau de importância, uma dinâmica foi realizada com os colaboradores da Agrimec, Acespeças e Intecsol. A nutricionista escolhia uma pessoa e pedia que ela retirasse uma figura de dentro de um saco. Na sequência, com base na pirâmide memorizada anteriormente, o participante deveria colocar a figura, que poderia representar um alimento, uma atividade ou um exercício físico, em seu devido lugar.
A nutricionista ainda abordou outro tópicos como o aproveitamento de partes de alimentos que geralmente vão para o lixo, sobre os males do açucar, gordura trans e alimentos industrializados. Com uma apresentação repleta de charges, pensamentos e gráficos, ainda falou sobre os malefícios do excesso de sal. Para finalizar os 50 minutos de palestra, utilizou um carrinho de supermercado e simulou uma ida ao mesmo, colocando, com o auxílio do público, e com base no que aprenderam, quais alimentos eram essenciais ou não para levar para casa. O final foi marcado por muitas perguntas por parte do público. A SIPAT continua amanhã com a participação da enfermeira Marlice Druck, que conversará sobre Comportamento sexual e AIDS.