Sobre Nós

Nosso maior compromisso é tornar a vida do produtor rural muito mais vantajosa

NOSSA HISTÓRIA

A AGRIMEC foi fundada no ano de 1974, na cidade de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul. Na época, Odilo Pedro Marion, fundador e atual presidente do Grupo Agrimec, largou o cargo de Diretor Administrativo na antiga CIENTEC – Fundação Estadual de Ciência e Tecnologia do RS para empreender, com outros três sócios, na criação de uma fábrica de Implementos Agrícolas.

O foco no início foi o desenvolvimento de um protótipo voltado para a capina mecânica da soja, cujo projeto – sofisticado para a época, se mostrava promissor. Embora fosse uma cultura nova em solo gaúcho, a soja respondia favoravelmente aos que apostavam nela. Assim, os sócios decidiram investir na montagem de uma linha de produção.

O primeiro produto

O primeiro produto desenvolvido e lançado pela AGRIMEC foi uma Capinadeira Rotativa de Lâminas Helicoidais, chamada ROTACARP. Indicada para a capina mecânica de cultivos plantados em linha. Na ausência dos herbicidas, que até então não existiam, ela controlava as ervas daninhas e o agricultor colhia, normalmente e sem prejuízos, os produtos de sua lavoura. Com tantas vantagens e sendo o único implemento mecanizado que realmente resolvia o problema causado pela infestação dos inços, tornou-se um sucesso entre os sojicultores.

A MUDANÇA DE CENÁRIO

Tudo ia bem até a chegada dos herbicidas ao mercado. A difusão deste produto químico nas lavouras de soja fez com que a capina mecânica deixasse de ser adotada. Diante da falta de demanda para a ROTACARP, veio a crise e dois sócios saíram do negócio. Marion, que além de administrador era um engenheiro autodidata, apostou na empresa e soube encontrar novos horizontes. O caminho natural foi fabricar implementos para uma cultura bem adaptada ao solo de várzea, nos pampas gaúchos e que dominava este cenário: o arroz irrigado. Cuja tecnologia oferecida para o agricultor em implementos era incipiente.

A orizicultura transformou a pequena empresa na maior fabricante de implementos para a lavoura arrozeira da América Latina. Do plantio ao pós-colheita, a AGRIMEC desenvolveu uma completa linha de produtos para ela, que vão do preparo do solo, preparo para irrigação, irrigação, sistematização, colheita e armazenagem.

E foi com sua expertise no preparo do solo que a empresa passou a atender culturas de terras altas, com destaque para as lavouras de milho, feijão, soja e para outras pouco cultivadas no sul do país, como a cana-de-açúcar.

olhando pra frente

Podemos dizer que a marca se preparou para grandes resultados que viriam ao perceber a expansão das áreas plantadas no país e sua consequente produtividade. Com mais terras para cultivo, as lavouras passaram a ser tocadas por tratores maiores e mais potentes. A força do produtor se via na força de suas máquinas. No final da década de 90, a AGRIMEC acompanhando estas mudanças, de maneira estratégica, direcionou seus esforços no desenvolvimento de implementos multifuncionais e de grande porte capazes de acompanhar a evolução do campo.

O pioneirismo da Plaina Niveladora Multilâminas ilustra bem esta evolução ao criar uma família de diferentes tamanhos (linha leve e pesada) conforme a potência do trator. Em síntese: o modelo certo para o trator certo.

A EMPRESA HOJE

Atualmente, fabricamos 23 produtos e mais de 100 modelos diferentes. Hoje, são cinco implementos fabricados e patenteados – exclusivamente para o setor sucroenergético, além de dois adaptáveis, mais a linha para culturas florestais.  Atendemos todos os estados do Brasil e exportamos para mais 27 países pelo mundo. Estamos localizados na Avenida Pedro Cesar Saccol, no Distrito Industrial de Santa Maria, com o compromisso irrevogável de ser para o agricultor uma empresa parceira, que investe em tecnologia de ponta e inova para resolver os dilemas do campo através de produtos e serviços com DNA próprio.

AUTOBIOGRAFIA 

Inspirando-se na experiência adquirida em quase 40 anos dedicados ao empreendedorismo, Odilo Pedro Marion, Fundador do Grupo Agrimec, nos conta sua história no livro autobiográfico “Empreender: Ousadia ou Loucura“.

Com histórias curtas, que refazem sua trajetória desde a infância até a fase adulta, o livro traz os detalhes mais significativos da vida de um mecânico, taxista, estudante, que se tornou professor, agricultor e, principalmente, empresário empreendedor. Ousadia? Loucura? Sim, é preciso, afinal foi o que mudou a história de um colono que partiu do interior de Sobradinho, no RS, em busca de estudos e emprego em Santa Maria, e acabou por criar uma das maiores fábricas de implementos agrícolas da América Latina.

A criatividade e a inovação participam do percurso, ainda que por vezes como personagem secundário. Segundo o autor, a arte de empreender, com certeza, não é só feita de acertos.

Mas, se os caminhos forem seguidos com perseverante atitude, qualquer pessoa que sonha em criar o próprio emprego pode chegar lá. Porém, antes de qualquer decisão, é preciso ter em mente: o sacrifício e a determinação são fundamentais.

A edição do livro encontra-se esgotada. A experiência como escritor foi para Marion exitosa, da qual compartilha sua trajetória até os dias de hoje com o meio acadêmico, empresarial e principalmente, com seus colaboradores. Acredite, ainda tem muitas histórias inspiradoras pela frente a serem contadas.

COMPROMETIMENTO

         O trabalho na terra é árduo e, muitas vezes, não depende apenas do esforço humano e da tecnologia. A Agrimec por acompanhar esse trabalho desenvolveu toda uma linha de implementos agrícolas para que a vida na lavoura se torne bem mais vantajosa para o homem do campo. Seus implementos aliam robustez e versatilidade com um fácil sistema de operação, transporte e manutenção. Tudo o que não pode faltar para se contornar os possíveis problemas do dia-a-dia e se obter da terra os melhores resultados.

1977

 Se transforma em S/A, transferindo suas instalações para o recém criado Distrito Industrial, ocupando de modo provisório um pavilhão de madeira.

1975

 A Agrimec lança no mercado seu primeiro produto: a Capinadeira Rotativa Rotacarp, para a capina mecânica da lavoura de soja.

1976

Começa a fabricar roçadeiras agrícolas

1978

É concluída sua nova sede no Distrito Industrial de Santa Maria.

1979

A empresa recebe o troféu Indústria de Santa Maria.

1980

Se especializa em implementos para a lavoura de arroz em terras de várzea pelo sistema de irrigação por inundação.

1982

Inaugura uma revenda própria de insumo e implementos agrícolas: a Insumec.

1984

 Agrimec volta a ter seu trabalho limitado. Constitui uma nova empresa, a Acespeças, também do ramo metal-mecânico.

1985

Começa a produzir Bombas de Irrigação acopláveis ao trator, também conhecidas como “Bombas de Lata”.

1987

Faz a primeira ampliação do seu prédio principal, passando a ter 1.250 m²

1989

Sucessivos planos econômicos afetam o setor agrícola brasileiro e a orizicultura gaúcha, estagnando, pela primeira vez, o crescimento da empresa.

1990

Desenvolve o protótipo de uma patrola num trator CBT, chamada Tratola.

1992

 Fez sua primeira exportação de implementos. País de destino: Uruguai.

1998

Com o lançamento da Taipadeira, se torna a empresa com a mais completa linha de implementos do mercado para a lavoura arrozeira.

1999

Desenvolve o protótipo de uma Plaina Niveladora Multilâminas de grande porte, a Robust.

2000

 Faz sua primeira participação na Agrishow, considerada hoje uma das três maiores feiras agrícolas do mundo.

2002

A empresa amplia seu mercado de atuação para lavoura de terras altas e inicia novo ciclo de crescimento.

2005

É reconhecida como Mérito Industrial de Setor Metal-Mecânico de Santa Maria e novamente é homenageada com troféu destaque Indústria.

2006

Constrói a sede da Acespeças, no Distrito Industrial. É novamente reconhecida com o Mérito Industrial do setor Metal-Mecânico de Santa Maria. Seu diretor presidente Odilo Pedro Marion é eleito empresário do ano de Santa Maria.

2008

Fez sua primeira exportação para o continente Africana. Funda a Intecsol, do ramo de energias renováveis.

2009

Desenvolve o protótipo do Multicultivador Canavieiro Sob Palha MP4 3000. Adquire a Metalúrgica Idema, fábrica de peças e componentes.

2010

Recebe o Prêmio Distinção Indústria 2010, da Federação e Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS) pela tecnologia, design e inovação do produto Multicultivador Canavieiro Sob Palha MP4-3000. Ganha, pela terceira vez, o troféu Destaque Indústria de Santa Maria. Concorre e vence em âmbito estadual o Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho, na categoria Ambiente de trabalho seguro e saudável.

2011

Ganha o troféu prata do prêmio Melhores da Terra na categoria Novidade Expointer – Agricultura de Escala pelo produto Fecha Taipa Arrozeiro – FTA.

2014

Completou 40 anos de fundação, em 27 de maio. Recebe da Federasul o troféu Três Porteiras ao participar do Prêmio Vencedores do Agronegócio, vencendo na categoria Indústria de Máquinas e Equipamentos.

2016

Realiza a primeira exportação para o continente asiático, para o país Camboja.

2019

A Agrimec completa 45 anos de fundação.

agrimec

Desde sua criação, pioneira.

agrimec

Nosso maior compromisso é tornar a vida do produtor rural muito mais vantajosa

NOS SIGA DE PERTO