Sobre Nós

Nosso maior compromisso é tornar a vida do produtor rural muito mais vantajosa

NOSSA HISTÓRIA

A AGRIMEC foi fundada no ano de 1974, na cidade de Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul. Na época, Odilo Pedro Marion, fundador e atual presidente do Grupo Agrimec, largou o cargo de Diretor Administrativo na antiga CIENTEC – Fundação Estadual de Ciência e Tecnologia do RS para empreender, com outros três sócios, na criação de uma fábrica de Implementos Agrícolas.

O foco no início foi o desenvolvimento de um protótipo voltado para a capina mecânica da soja, cujo projeto – sofisticado para a época, se mostrava promissor. Embora fosse uma cultura nova em solo gaúcho, a soja respondia favoravelmente aos que apostavam nela. Assim, os sócios decidiram investir na montagem de uma linha de produção.

O primeiro produto

O primeiro produto desenvolvido e lançado pela AGRIMEC foi uma Capinadeira Rotativa de Lâminas Helicoidais, chamada ROTACARP. Indicada para a capina mecânica de cultivos plantados em linha. Na ausência dos herbicidas, que até então não existiam, ela controlava as ervas daninhas e o agricultor colhia, normalmente e sem prejuízos, os produtos de sua lavoura. Com tantas vantagens e sendo o único implemento mecanizado que realmente resolvia o problema causado pela infestação dos inços, tornou-se um sucesso entre os sojicultores.

A MUDANÇA DE CENÁRIO

Tudo ia bem até a chegada dos herbicidas ao mercado. A difusão deste produto químico nas lavouras de soja fez com que a capina mecânica deixasse de ser adotada. Diante da falta de demanda para a ROTACARP, veio a crise e dois sócios saíram do negócio. Marion, que além de administrador era um engenheiro autodidata, apostou na empresa e soube encontrar novos horizontes. O caminho natural foi fabricar implementos para uma cultura bem adaptada ao solo de várzea, nos pampas gaúchos e que dominava este cenário: o arroz irrigado. Cuja tecnologia oferecida para o agricultor em implementos era incipiente.

A orizicultura transformou a pequena empresa na maior fabricante de implementos para a lavoura arrozeira da América Latina. Do plantio ao pós-colheita, a AGRIMEC desenvolveu uma completa linha de produtos para ela, que vão do preparo do solo, preparo para irrigação, irrigação, sistematização, colheita e armazenagem.

E foi com sua expertise no preparo do solo que a empresa passou a atender culturas de terras altas, com destaque para as lavouras de milho, feijão, soja e para outras pouco cultivadas no sul do país, como a cana-de-açúcar.

olhando pra frente

Podemos dizer que a marca se preparou para grandes resultados que viriam ao perceber a expansão das áreas plantadas no país e sua consequente produtividade. Com mais terras para cultivo, as lavouras passaram a ser tocadas por tratores maiores e mais potentes. A força do produtor se via na força de suas máquinas. No final da década de 90, a AGRIMEC acompanhando estas mudanças, de maneira estratégica, direcionou seus esforços no desenvolvimento de implementos multifuncionais e de grande porte capazes de acompanhar a evolução do campo.

O pioneirismo da Plaina Niveladora Multilâminas ilustra bem esta evolução ao criar uma família de diferentes tamanhos (linha leve e pesada) conforme a potência do trator. Em síntese: o modelo certo para o trator certo.

A EMPRESA HOJE

Atualmente, fabricamos 23 produtos e mais de 100 modelos diferentes. Hoje, são cinco implementos fabricados e patenteados – exclusivamente para o setor sucroenergético, além de dois adaptáveis, mais a linha para culturas florestais.  Atendemos todos os estados do Brasil e exportamos para mais 27 países pelo mundo. Estamos localizados na Avenida Pedro Cesar Saccol, no Distrito Industrial de Santa Maria, com o compromisso irrevogável de ser para o agricultor uma empresa parceira, que investe em tecnologia de ponta e inova para resolver os dilemas do campo através de produtos e serviços com DNA próprio.

AUTOBIOGRAFIA 

Inspirando-se na experiência adquirida em quase 40 anos dedicados ao empreendedorismo, Odilo Pedro Marion, Fundador do Grupo Agrimec, nos conta sua história no livro autobiográfico “Empreender: Ousadia ou Loucura“.

Com histórias curtas, que refazem sua trajetória desde a infância até a fase adulta, o livro traz os detalhes mais significativos da vida de um mecânico, taxista, estudante, que se tornou professor, agricultor e, principalmente, empresário empreendedor. Ousadia? Loucura? Sim, é preciso, afinal foi o que mudou a história de um colono que partiu do interior de Sobradinho, no RS, em busca de estudos e emprego em Santa Maria, e acabou por criar uma das maiores fábricas de implementos agrícolas da América Latina.

A criatividade e a inovação participam do percurso, ainda que por vezes como personagem secundário. Segundo o autor, a arte de empreender, com certeza, não é só feita de acertos.

Mas, se os caminhos forem seguidos com perseverante atitude, qualquer pessoa que sonha em criar o próprio emprego pode chegar lá. Porém, antes de qualquer decisão, é preciso ter em mente: o sacrifício e a determinação são fundamentais.

A edição do livro encontra-se esgotada. A experiência como escritor foi para Marion exitosa, da qual compartilha sua trajetória até os dias de hoje com o meio acadêmico, empresarial e principalmente, com seus colaboradores. Acredite, ainda tem muitas histórias inspiradoras pela frente a serem contadas.

COMPROMETIMENTO

         O trabalho na terra é árduo e, muitas vezes, não depende apenas do esforço humano e da tecnologia. A Agrimec por acompanhar esse trabalho desenvolveu toda uma linha de implementos agrícolas para que a vida na lavoura se torne bem mais vantajosa para o homem do campo. Seus implementos aliam robustez e versatilidade com um fácil sistema de operação, transporte e manutenção. Tudo o que não pode faltar para se contornar os possíveis problemas do dia-a-dia e se obter da terra os melhores resultados.

1974 1974
1975 1975
1976 1976
1977 1977
1978 1978
1979 1979
1980 1980
1982 1982
1984 1984
1985 1985
1987 1987
1989 1989
1992 1992
1990 1990
1998 1998
1999 1999
2000 2000
2002 2002
2005 2005
2006 2006

1974

Em Santa Maria, é fundada a fábrica de implementos agrícolas AGRIMEC – Agro Indústrial e Mecânica Ltda, sob a direção do sócio-fundador Odilo Pedro Marion.

1975

A Agrimec lança no mercado seu primeiro produto: a Capinadeira Rotativa Rotacarp, para a capina mecânica da lavoura de soja.

1976

Começa a fabricar roçadeiras agrícolas.

1977

 Se transforma em S/A, transferindo suas instalações para o recém criado Distrito Industrial, ocupando de modo provisório um pavilhão de madeira.

1978

É concluída sua nova sede no Distrito Industrial de Santa Maria.

1979

A empresa recebe o troféu Destaque Indústria de Santa Maria.

1980

Se especializa em implementos para a lavoura de arroz em terras de várzea pelo sistema de irrigação por inundação.

1982

Inugura uma revenda própria de insumos e implementos agrícolas: a INSUMEC.

1984

A AGRIMEC volta a ser uma empresa de sociedade limitada. Constitui uma nova empresa, a ACESPEÇAS também do ramo metal-mecânico.

1985

Começa a produzir Bombas de Irrigação acopláveis a trator, também conhecidas como “bombas de lata”.

1987

Faz a primeira ampliação do seu prédio principal, passando a ter 1.250 m².

1989

Sucessivos planos econômicos afetam o setor agrícola brasileiro e a orizicultura gaúcha, estagnando pela primeira vez o crescimento da empresa.

1992

Faz sua primeira exportação de implementos. País de destino: Uruguai.

1990

Desenvolve o protipo de uma patrola CBT – chamada TRATOLA.

1998

Com o lançamento da Taipadeira, se torna a empresa com a mais completa linha de implementos do mercado para a lavoura orizícola.

1999

Desenvolve o protótipo de uma Plaina Niveladora Multilâminas de grande porte, a ROBUST.

2000

Faz sua primeira participação na Agrishow.

2002

A empresa amplia seu mercado de atuação para lavouras de terras altas e inicia novo ciclo de crescimento.

2005

É reconhecida como Mérito Industrial de Setor Metal-Mecânico de Santa Maria e novamente é homenageada com o troféu Destaque Indústria.

2006

Constrói a ACESPEÇAS no Distrito Industrial.

É novamente reconhecida com o Mérito Industrial do setor metal-mecânico de Santa Maria.

Seu diretor presidente Odilo Pedro Marion é eleito Empresário do ano de Santa Maria.

 

agrimec

Desde sua criação, pioneira.