Na vitrine, implementos para preparo do solo, plantio, irrigação, fenação, colheita, terraplanagem e pós-plantio.

Palco de reivindicações políticas e econômicas, cultura, negócios e vitrine de tecnologia resumem a importância da Expodireto Cotrijal, que na sua 14ª edição acontece entre os dias 04 e 08 de março, na cidade de Não-Me-Toque, região do Alto Jacuí.

Com a projeção do evento em nível internacional, a feira está situada entre os três principais eventos agrodinâmicos do país e resulta em benefícios tecnológicos e na comercialização de produtos do setor, ao movimentar toda a economia, gerando empregos, oportunidade de comércio para produtos e serviços, além de projeção turística para a região. “A Agrimec não poderia faltar”, adianta Odimara Marion Lamb, Diretora de Marketing do Grupo. “O nosso ofício é a inovação tecnológica para o homem do campo, a presença denota o comprometimento com o empreendedor rural, mas também a análise das tendências, o que remete a nossa constante atualização”, diz a Diretora.

Preparo do Solo

No quesito Preparo do Solo, a Plaina Niveladora Multilâminas, no modelo Robust 440, é destaque. O implemento é indicado para aplainar diretamente o terreno, sem necessidade de preparo prévio, deixando a lavoura pronta para dissecar e receber o plantio direto.

Ainda da linha preparo do solo, o Rolo Faca Terras Altas atenderá os visitantes que buscam especialmente eficiência no sistema de plantio direto para o manejo da vegetação e de restos culturais superficiais. O modelo que estará em exposição na feira é o RF1300. O Rolo Destorroador Compactador, no modelo RD1300, também estará exposto. Ele serve para quebrar torrões remanescentes do gradeamento e compactar superficialmente o solo já plantado, como nos cultivos do arroz irrigado, da soja e do feijão.

Plantio

O Distribuidor Centrífugo a Lanço em Aço Inox é um dos protagonistas. É indicado na aplicação de sementes (aveia, arroz, azevém) e nutrientes (adubo granulado, calcário, ureia). A versatilidade é um dos diferenciais. Os modelos que estarão expostos são o ID600 e o duplo. O Guincho Agrícola para Bag – Multifuncional está entre os implementos para plantio também. É indicado para carga e descarga de bag’s de até 1600 kg.

Irrigação

No que tange ao preparo para irrigação, as Valetadeiras Rotativas VA e Agrival também devem chamar atenção. Da primeira, o modelo 40L estará exposto. Da segunda, o 60L. A VA é indicada para esgotamento (drenagem) de lavouras, canalização de água, colocação de tubos, irrigação por gotejamento, plantio de mudas. É indispensável no plantio direto. Já a Agrival serve para abrir valetas com rapidez, tanto em solos secos como alagados, usando para isso tratores de pequena potência. É ideal para abertura de canais de irrigação e drenagem em lavouras de arroz.

A Agrimec também leva as bombas nos modelos BCI500 e BCI250, indicadas para transferir a água de mananciais e rios que se encontram num nível mais baixo para açudes ou represas que alimentam os pivots; para esgotar ou encher açudes e; para irrigação por inundação em lavouras de arroz, entre outras funções.

Fenação

Para fenação, as atenções devem ficar voltadas para o Recolhedor de Fardos Cilíndricos de Feno, ideal para recolher e carregar fardos, transportando-os e descarregando-os na mesma posição em que estavam no solo.

Colheita

Para a colheita, as reconhecidas Carretas Graneleiras Granbox ganham ênfase. Indicadas para acompanharem as colheitadeiras recolhendo cereais a granel, os modelos a serem expostos são Flex 11500 e 30000.

Terraplanagem

Em terraplanagem é a Caçamba Raspadora Hidráulica (Scraper) que a Agrimec destaca. A indicação é para serviços de deslocamento e nivelamento do solo. Ela ainda faz o trabalho de aproximação de terra para a sistematização de várzeas.

Pós-plantio

Quanto ao pós-plantio, a Capinadeira Rotativa de Lâminas Helicoidais, a conhecida Rotacarp, é indicada para uso na capina das entrelinhas nos cultivos orgânicos de feijão, milho, soja, sorgo, batata inglesa, amendoim e demais culturas plantadas em linha.

Eficiência, versatilidade, facilidade na operação, respeito ao meio ambiente, entre outras características são comuns na maior parte dos implementos da Agrimec. “O conforto e o resultado para o produtor são nossas principais preocupações”, resume e finaliza Marion.

Assessoria de Comunicação do Grupo AGRIMEC
Liana Merladete / 
Dois Agência de Conteúdo
imprensa@agrimec.com.br / 55 3222-7710