Nos dias 16 a 18 de fevereiro, durante a 32º Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, dois lançamentos da AGRIMEC foram os destaques da sua participação no evento. A dupla Ximango e Maçanico, respectivamente, um Sulcador Camalhoneiro e um Aplicador e Recolhedor de Mangueiras foram apresentados ao público.

Os implementos foram especialmente desenvolvidos para operar em lavouras do bioma pampa, viabilizando o plantio na várzea de culturas de terras altas como soja e milho. O recomendado é a utilização dos dois implementos combinados. Para o agricultor é uma ótima alternativa, já que consegue escolher o que plantar, tornando sua lavoura mais rentável.

 

XIMANGO

O Ximango é indicado para a abertura de sulcos e camalhões para irrigação e drenagem em áreas de várzea suavizadas ou sistematizadas, para culturas como soja e milho. Permite uma irrigação homogênea com menos volume de água e uma drenagem rápida e eficiente, o que contribui, portanto, no manejo mais sustentável e econômico dos recursos hídricos.

Compõe o implemento, sendo um de seus diferenciais, o rolo destorroador e compactador que quebra os torrões produzidos pelo sulcador e regulariza a parte superior do camaleão. Além, de um modelador que evita o entupimento dos sulcos.

 

MAÇANICO

O Maçanico é indicado, na sequência do Ximango, para aplicar e recolher mangueiras flexíveis durante a irrigação. Com a utilização do implemento, a operação tem economia, pois o trabalho mecânico permite uma maior rapidez na instalação/aplicação de mangueiras e otimiza a mão de obra empregada em comparação com o processo realizado manualmente.

Edgar Pozzebon, engenheiro agrônomo e produtor rural em Uruguaiana (RS), comprou e aprovou o modelo em sua lavoura. “O Aplicador é ferramenta espetacular na distribuição de mangueiras e para colocá-las no local indicado.” destacou Edgar. “Agilizou um monte o trabalho. É um equipamento “top” para quem quiser fazer irrigação por sulco com politubos”. 

 

UM ALIADO PODEROSO 

Para completar um ciclo virtuoso, a AGRIMEC recomenda antes de fazer os sulcos com o Ximango, utilizar a Plaina Niveladora Raspotransportadora a Laser, a Tracer, no trabalho de preparo solo. Este implemento é ideal, então, para suavizar ou nivelar áreas com maior movimentação de terra, possibilitando o uso mais intensivo da mesma, seja no cultivo de arroz irrigado ou na rotação de culturas. 

A Tracer movimenta a terra para fins de suavização e nivelamento com precisão, economia e eficiência através de tecnologias como o laser e o RTK. E em dados quantitativos, o modelo permite movimentar 11m³ de terra por passada, o que significa, portanto, alto desempenho.

 

PRÓXIMOS EVENTOS 

A  AGRIMEC estará presente na Expodireto Cotrijal que acontece entre os dias 7 e 11 de março em Não Me Toque (RS). Esta é mais uma oportunidade para que o público conheça os lançamentos da empresa. Além deles, outros implementos já consolidados no mercado marcarão presença.

Segundo o site oficial do evento: “é uma das maiores feiras do agronegócio internacional. Focada em tecnologia e negócios, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo. O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada e sacramentada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas, de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural.”.