AGRIMEC completa 35 anosNo mês de maio deste ano, a AGRIMEC Agro Industrial e Mecânica Ltda completou 35 anos de atuação no mercado de implementos agrícolas. Fundada em 1974, em Santa Maria, a empresa é, atualmente, a maior fabricante de implementos para a lavoura arrozeira da América Latina.

 Nos últimos anos, a AGRIMEC expandiu sua atuação de implementos agrícolas para os segmentos da cana-de-açúcar e de outras culturas de terras altas, como feijão e soja. Além de crescer no mercado interno, as exportações representam hoje 25% do seu faturamento. A marca já atende todo o continente Sul e Centro-Americano, com negócios também em países africanos como Angola e Moçambique.

 Compõe a linha de produtos implementos para Preparo do Solo, Preparo e Irrigação, Irrigação, Plantio, Colheita e Terraplanagem. O grande destaque da linha de preparo do solo é a Plaina Niveladora Multilâminas, oferecida em sete modelos para melhor se adequar às potências dos tratores e cuja tecnologia foi desenvolvida na própria empresa.

 Para o mercado canavieiro a novidade oferecida pela Agrimec é o Pulverizador e Multicultivador Canavieiro sob Palha, cujo protótipo foi lançado na  Agrishow deste ano. O equipamento concilia o melhor das práticas de preparo de  cultivo ao executar quatro operações simultâneas: a subsolagem, a adubação,  a pulverização de herbicida e o enleiramento da palha nas entrelinhas, desobstruindo as soqueiras, sendo todas estas executadas por baixo da palha.

 Além da expansão na linha de produtos, a Agrimec se consolidou como um grupo fundando e expandido outras empresas:
– INSUMEC Insumos e Mecanização Agrícola Ltda, que atua no ramo de  ferragens em geral;
– ACESPEÇAS Máquinas e Implementos, especializada em corte e conformação de peças e componentes industriais próprias e para terceiros;
– INTECSOL Indústria de Tecnologia Solar, que atua no ramo de energia renovável.

 Numa retrospectiva dos últimos cinco anos, destacam-se em 2005, o fechamento de contrato de fornecimento de componentes para a Santa Fé Vagões, a conquista do Mérito Industrial do Setor Metal-Mecânico e o troféu Destaque Indústria de Santa Maria, já recebido anteriormente em 1979, ambos pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria – CACISM.

 Em 2006, a empresa recebeu novamente o Mérito Industrial do Setor Metal-Mecânico, mesmo ano em que seu fundador Odilo Pedro Marion foi eleito Empresário do Ano de Santa Maria.

 Em 2008, o grupo AGRIMEC ampliou sua área de abrangência entrando para o ramo de energias renováveis, fabricando painéis solares para aquecimento d’água através da marca própria INTECSOL – Tecnologia em Energia Limpa.

 Para coroar de êxito a boa fase por que passa a empresa, a mesma repetiu a performance dos últimos anos conquistando o Mérito Industrial do Setor Metal-Mecânico de 2009.
A divulgação e as comemorações dos 35 anos da AGRIMEC se estenderão até o final do ano, acompanhando todas as ações de comunicação da empresa, incluindo as feiras e eventos do setor.

.