O Rio Grande do Sul e o arroz têm uma história de proximidade há anos.
O estado é responsável por 70% do cereal que é produzido no Brasil e cerca de 6 mil produtores e suas famílias vivem diretamente do cultivo do arroz, um alimento saudável e nutritivo.
Além disso, 20 mil empregos diretos transformam o arroz no maior empregador entre as atividades agrícolas gaúchas, tudo isso em torno dos 140 municípios do estado que têm na lavoura arrozeira sua principal matriz econômica.
Na safra 2018/2019, o estado teve uma área total cultivada com arroz de um milhão de hectares, de acordo com a Federarroz, Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul.
E prestes a começar mais um período de colheita, o estado está agora em contagem regressiva para o início do evento que abre oficialmente os trabalhos: a Abertura Oficial da Colheita do Arroz.
Organizado e promovido por importantes entidades para o setor, como a Federarroz e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o acontecimento chega na sua 30ª edição com o objetivo de
”desenvolver o setor orizícola, reunindo produtores, autoridades, entidades e empresas do agronegócio do arroz com a finalidade de mostrar a campo os últimos avanços científicos e tecnológicos na cultura do arroz, bem como discutir a realidade sócio-econômica do setor em nível nacional e internacional.”
Pelo segundo ano consecutivo, o local escolhido para a realização do evento foi a cidade de Capão do Leão/RS, mais precisamente na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado.
A programação deste ano irá girar em torno do tema ”Intensificação para a sustentabilidade‘‘ e contará com:
- Visitas a vitrines tecnológicas, oportunidade para conhecer áreas preparadas previamente para demonstração de cultivos;
- Feira e dinâmica de equipamentos;
- Fórum técnico;
- Lançamento de cultivares desenvolvidas pela Embrapa, como a BRS A705;
- Além de um enriquecedor ciclo de palestras que abordará as mais importantes questões ligadas ao arroz, como tecnologias e inovação; sementes certificadas; manejo da cultura; inovação e mais.
A Agrimec, enquanto a maior fabricante de implementos agrícolas da América Latina para a cultura do arroz, se orgulha de fazer parte dessa iniciativa apresentando seus equipamentos desenvolvidos exclusivamente para a orizicultura, como:
- Plaina Niveladora Laser PNA 36: indicada para trabalhos de conformação dos solos e sistematização das lavouras de arroz irrigado;
- Plaina Niveladora e Raspotransportadora Tracer: um único implemento que atende às necessidades em terraplanagem, sistematização e otimização dos trabalhos, unindo a capacidade de nivelar com a de raspotransportar o solo;
- Bomba Centrífuga de Irrigação BCI 250: indicada, especialmente, para irrigação por inundação em lavouras de arroz;
- Carreta Graneleira Granbox 16.000 Triflex: seus dois canos abastecem, simultaneamente, as plantadeiras com adubo e sementes, agilizando trabalhos e recursos;
- Valetadeira Rotativa Agrival 60L: implemento ideal para a abertura de canais de irrigação e drenagem das lavouras de arroz.
- Valetadeira Rotativa para Plantio Direto: para os processos de drenagem, canalização das águas, colocação de tubos, irrigação por gotejamento ou sempre que houver a necessidade de abertura de uma vala para qualquer finalidade.
- Rolo Faca Arrozeiro RFA 1480: usado a partir da colheita para acamar a palha do arroz, evitando o rebrote e a consequente disseminação do arroz vermelho, bem como para decompor mais rapidamente os restos culturais da planta.
- Taipadeira Base Larga TA 12: para confecção de confecção de taipas de base larga para o trabalho de irrigação em lavouras de arroz.
Produtores de arroz, parceiros e clientes: de 12 a 14 de fevereiro temos um encontro marcado:
O que? 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz;
Quando? De 12 a 14 de fevereiro de 2020;
Aonde? Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado – Capão do Leão/RS.
Viste o estande P9 da Agrimec e converse diretamente com um dos nossos representantes.