O Rio Grande do Sul e o arroz têm uma história de proximidade há anos.

O estado é responsável por 70% do cereal que é produzido no Brasil e cerca de 6 mil produtores e suas famílias vivem diretamente do cultivo do arroz, um alimento saudável e nutritivo.

Além disso, 20 mil empregos diretos transformam o arroz no maior empregador entre as atividades agrícolas gaúchas, tudo isso em torno dos 140 municípios do estado que têm na lavoura arrozeira sua principal matriz econômica.

Na safra 2018/2019, o estado teve uma área total cultivada com arroz de um milhão de hectares, de acordo com a Federarroz, Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul.

E prestes a começar mais um período de colheita, o estado está agora em contagem regressiva para o início do evento que abre oficialmente os trabalhos: a Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

Organizado e promovido por importantes entidades para o setor, como a Federarroz e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o acontecimento chega na sua 30ª edição com o objetivo de

desenvolver o setor orizícola, reunindo produtores, autoridades, entidades e empresas do agronegócio do arroz com a finalidade de mostrar a campo os últimos avanços científicos e tecnológicos na cultura do arroz, bem como discutir a realidade sócio-econômica do setor em nível nacional e internacional.

Pelo segundo ano consecutivo, o local escolhido para a realização do evento foi a cidade de Capão do Leão/RS, mais precisamente na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado.

A programação deste ano irá girar em torno do tema ”Intensificação para a sustentabilidade‘ e contará com:

  • Visitas a vitrines tecnológicas, oportunidade para conhecer áreas preparadas previamente para demonstração de cultivos;
  • Feira e dinâmica de equipamentos;
  • Fórum técnico;
  • Lançamento de cultivares desenvolvidas pela Embrapa, como a BRS A705;
  • Além de um enriquecedor ciclo de palestras que abordará as mais importantes questões ligadas ao arroz, como tecnologias e inovação; sementes certificadas; manejo da cultura; inovação e mais.

A Agrimec, enquanto a maior fabricante de implementos agrícolas da América Latina para a cultura do arroz, se orgulha de fazer parte dessa iniciativa apresentando seus equipamentos desenvolvidos exclusivamente para a orizicultura, como:

Produtores de arroz, parceiros e clientes: de 12 a 14 de fevereiro temos um encontro marcado:

O que? 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz;

Quando? De 12 a 14 de fevereiro de 2020;

Aonde? Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado – Capão do Leão/RS.

Viste o estande P9 da Agrimec e converse diretamente com um dos nossos representantes.