A 28ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorre nesta semana, entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2018, na Estação Experimental do Arroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha (RS), que servirá pela quarta vez como sede do evento.

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), em parceria com o Irga, está preparando uma programação ainda mais técnica para 2018. De acordo com o presidente da entidade, Henrique Dornelles, o objetivo é otimizar cada vez mais o tempo do produtor no evento, já que o período é de início de trabalhos no campo.

A programação contará, em todos os dias do evento, com as já tradicionais vitrines tecnológicas, onde ocorrem as palestras demonstrativas organizadas pelas empresas voltadas ao agronegócio. No último dia do evento, como de praxe, será possível acompanhar o trabalho das colheitadeiras na lavoura de arroz, preparada especialmente para a ocasião.

Nesta edição, em especial, a situação do setor arrozeiro gaúcho e as ações de mobilização que estão sendo realizadas também terão espaços para debates. Dornelles afirma que a entidade vem trabalhando fortemente em medidas que foram elaboradas para conter os problemas que os arrozeiros têm enfrentado nos últimos meses, especialmente por causa da entrada do produto importado do Mercosul.

 

Fontes: IRGA e Federarroz