A Federação das Associações dos Arrozeiros do RS (Federarroz) lançou nesta segunda-feira (29), durante a programação do “Dia do Arroz Irrigado”, na Expointer, a 22ª Abertura da Colheita de Arroz 2012. O evento acontece de 23 a 25 de fevereiro do próximo ano, em Restinga Seca.

O município tem 800 produtores que plantam 17,5 mil hectares de arroz. A produção anual de arroz em casca de Restinga Seca é de 3,3 milhões de sacas. Com palestras, cursos, reuniões setoriais, exposição de insumos e máquinas, o evento deve reunir mais de oito mil produtores de 120 municípios gaúchos.

Na ocasião, o presidente da Federarroz, Renato Rocha, apresentou um perfil sócio-econômico da cultura do arroz no estado, destacando que o setor representa 4,3% do PIB e 3,85% da receita de ICMS do RS. “Neste evento, promovemos todos esses dados e toda a cultura orizícola no interior”, declara.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Brayer Pereira, afirmou que este deve ser um momento de encontro e de comemoração dos produtores. “Para isso vamos seguir trabalhando com muita determinação. Esse é o nosso desafio”, fala Pereira. Já a abertura oficial do plantio 2011/2012 acontece no próximo dia 8 de outubro, também em Restinga Seca.

Fonte: http://www.expointer.rs.gov.br

.