Hoje, dia 15 de outubro, é dia do profissional que forma todos os outros profissionais e que nos ensina lições valiosas que levamos para o resto da vida. É Dia do Professor.

Muitas dessas lições nós podemos aplicar diretamente na nossa lavoura.

Saiba como nos itens abaixo.

1) Faça a lição de casa

Sem sombras de dúvidas essa é uma das frases mais clássicas vindas dos nossos professores e ela se aplica perfeitamente na lavoura porque de nada adianta investirmos em tecnologia de ponta e em bons produtos se não fizermos a nossa parte.

A lição de casa na lavoura consiste em planejar todas as etapas, preparando-se para possíveis adversidades e com isso tendo mais assertividade na tomada de decisões.

2) Semeie bons hábitos

Se você é do tempo em que os professores conduziam toda a turma até a biblioteca do colégio para escolher um livro para levar para casa, então você vai entender o que estamos falando.

Educação deve vir de casa, mas é na escola que desenvolvemos bons hábitos como o da leitura, por exemplo. E na sua produção não é diferente.

Todo bom produtor sempre procura elevar seus índices de produtividade e para isso usufrui de técnicas sustentáveis boas para o solo e para o bolso dele.

Bons hábitos na lavoura consistem também em adquirir insumos e máquinas agrícolas de empresas e profissionais especializados, cujo objetivo é tornar a vida de quem trabalha no campo bem mais vantajosa.

3) Tenha paciência e não desista do que você nasceu para fazer

Atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de jogar tudo para o alto e simplesmente desistir dos estudos, mas no outro dia estava lá, firme e forte, fazendo a mesma coisa de todos os dias.

Os agricultores passam muito por isso, principalmente quando se deparam com altíssimos custos de produção, com o impacto do clima sobre os resultados esperados ou ainda com a falta de retorno mediante a produção de algumas culturas, como é o caso dos arrozeiros.

Entretanto, um dos ensinamentos que devemos carregar conosco desde a sala de aula é ter paciência e não desistir do que queremos alcançar, mesmo que de vez em quando dê vontade de jogar tudo para o alto.

Lembrar que temos um objetivo para conquistar e pessoas para ajudar podem ajudar nessa missão.

4) Nunca deixe de aprender

Enquanto estudantes, éramos sempre orientados a ir atrás de mais exercícios e nunca ficarmos apenas com o aprendizado da sala de aula.

O agronegócio é um dos campos mais promissores para o experimento de novas tecnologias e estamos vendo isso na prática atualmente.

Estar sempre atento às últimas novidades e lançamentos do agro (seja em pesquisas ou produtos) e estudar a viabilidade deles no seu negócio é uma boa forma de otimizar tempo e recursos, sendo estes essenciais para quem trabalha com uma das atividades mais propensas a riscos como a agricultura.

5) Ame o que você faz

Por fim, mas não menos importante, ame o que você faz e então não precisará trabalhar um único dia de sua vida.

Em outras palavras, somente a paixão pelo trabalho lhe dará motivação suficiente para sempre fazê-lo bem feito.