Incentivo à exportação de máquinas agrícolas

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) quer incentivar a mecanização agrícola em países do Oriente Médio, África e América Latina com produtos brasileiros. Segundo o presidente-executivo da entidade, José Velloso, a ideia é fazer algo semelhante com o programa Mais Alimentos Internacional.

O Mais Alimentos Internacional ajudou a exportar máquinas agrícolas para países credenciados, principalmente da África e da América Latina. Ao adquirirem os equipamentos, os governos de cada país repassavam a pequenos agricultores, ajudando a combater a fome e incentivando a agricultura familiar.

Segundo Patrícia Gomes, gerente de mercado externo da Abimaq, Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos estão previstos para iniciar no programa. Depois de algumas parcerias fechadas, esses países estiveram presentes em importantes feiras do setor, como a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), a Feimec e a Plástico Brasil.

Em 2017, as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos tiveram um crescimento de 16,6%. No mesmo período, as importações caíram 17,2%, gerando um déficit de US$ 3,684 bilhões na balança comercial do setor.

O objetivo da Abimaq é continuar atraindo compradores estrangeiros para as feiras que acontecem aqui, pois segundo Patrícia, existe muitos empresários interessados nos produtos brasileiros, não só nas máquinas agrícolas, mas também em outros segmentos.

Por outro lado, a Associação também pretende se fazer presente em eventos relevantes para o setor fora do Brasil e conta com a ajuda dos principais órgãos interessados para promover a ideia inicial.

 

Fonte: Comex do Brasil

-->

Deixe um comentário

Seu email está mantido privado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>