Consumo recorde de etanol

Segundo dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o volume de etanol consumido no Brasil, em fevereiro, totalizou 2,09 bilhões de litros, sendo o maior volume já registrado no mês. Desse total, foram 1,24 bilhão de litros de ¹etanol hidratado e 845,73 milhões de litros de ²etanol anidro.

Essa demanda pelo biocombustível se deve ao crescimento de 43,2% no consumo de hidratado pela frota de veículos de passeio e carga leve, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o levantamento de preços realizado pela ANP, cerca de 40% dos municípios amostrados já apresentam uma paridade de preços entre os combustíveis de até 73%, viabilizando economicamente a escolha do consumidor pelo renovável.

Com o início da safra canavieira na região Centro-Sul em abril, o biocombustível deve gradativamente ganhar mais competitividade frente a gasolina, concorrente fóssil.

Por fim, os principais indicadores já confirmaram que a safra de cana-de-açúcar 2018/2019 deve priorizar o etanol. Estima-se que a produção alcance a casa dos 27 bilhões de litros, 9,3% acima dos 24,7 bilhões considerados para o atual ciclo.

 

¹Etanol comum vendido nos postos. Possui em sua composição entre 95,1% e 96% de etanol e o restante de água.

²Misturado à gasolina. Também chamado de etanol puro ou etanol absoluto. Possui pelo menos 99,6% de graduação alcoólica. Dessa forma, o álcool anidro é praticamente etanol puro.

 

Fontes: UNICA e Nova Cana

-->

Deixe um comentário

Seu email está mantido privado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>