Brasil é líder na produção mundial de soja

2018 será o ano em que, pela primeira vez, o Brasil aparecerá em primeiro lugar na produção mundial de soja, segundo dados da Abiove, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais.

Isso porque os Estados Unidos, atual líder, deverão ter neste ano uma safra de soja menor que a do Brasil. A produção americana deverá atingir 116,48 milhões de toneladas de soja (ano-safra 2018/19), segundo o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA), enquanto que o Brasil já colheu 117 milhões de toneladas.

O Brasil, que já ocupa a posição de maior exportador global da oleaginosa, tem grandes facilidades de expandir as áreas plantadas devido a grande disponibilidade de campos de pastagens que podem ser utilizadas para o plantio da soja e também devido ao número de terras agricultáveis ser maior.

André Nassar, presidente da Abiove, comenta que a área plantada de soja no Brasil vem crescendo de 500 mil para 700 mil hectares por ano e que cerca de 90% da área nova de soja se dá em pastagens convertidas em campos agrícolas.

O setor da soja também vem sendo impulsionado recentemente por melhores condições logísticas, pelos novos canais de escoamento da exportação pelo Norte, pela expansão da segunda safra de milho, que eleva a rentabilidade do produtor e, mais recentemente, pelo câmbio.

Enquanto isso, os EUA estão às voltas com uma disputa comercial com a China, principal importador de soja, que ameaça colocar uma tarifa de 25% para o produto norte-americano, que também é visto como um limitador para a expansão.

Fonte: DCI

-->

Deixe um comentário

Seu email está mantido privado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>