A influência da soja na economia gaúcha

A safra de soja deste ano deve injetar mais de R$ 20 bilhões na economia do Rio Grande do Sul, segundo estimativa da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, a Farsul. O valor representa um aumento de 25% em relação ao registrado no ano passado.

A soja é uma das principais culturas agrícolas do estado. Com a colheita chegando a reta final, já são mais de 17 milhões de toneladas colhidas do grão e a área cultivada é de cerca de 5,71 milhões de hectares.

Mesmo com a produtividade 10% menor que a do ano passado, o preço pago pelo grão está compensando para o produtor. Só nos últimos 60 dias, teve aumento em 16%.

Segundo especialistas, entre os fatores que influenciam na cotação do grão está a alta do dólar, que ultimamente tem alcançado os R$ 3,51.

A tensão comercial entre as duas maiores potências econômicas, EUA e China, também tem influenciado bastante nos preços da commodity.

Com as altas tarifas impostas pelo governo americano sobre a importação de aço e alumínio a países como a China, eles responderam elevando as tarifas sobre a soja produzida nos EUA, abrindo mais espaço para outros produtores, principalmente o Brasil.

Essa mesma tensão, por vezes, faz com que o preço caia e produtores se afastem das negociações, como foi o caso desta segunda, 07. A queda na demanda americana pelo grão pressionou as cotações e o dia encerrou com o produto valendo 2% a menos.

Fontes: G1.globo e Canal Rural

-->

Deixe um comentário

Seu email está mantido privado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>