5 benefícios de um preparo de solo bem feito.

 

A boa produtividade na agricultura possui uma relação direta com o êxito na preparação do solo.

Ou seja, caso for realizada alguma prática equivocada, os transtornos consequentes irão refletir por um longo período, visto que a próxima chance para efetuar essa prática agrícola pode demorar alguns anos.

É sempre válido salientar que todas as etapas do preparo do solo possuem grande importância.

As práticas que tem por objetivo efetuar a devida correção do solo, tais como a calagem, a gessagem e a fosfatagem, irão possibilitar as condições adequadas para o crescimento radicular, o controle de ervas daninhas, a sulcação e adubação, a preparação da muda, e mais uma série de procedimentos.

Tudo isso auxilia para o êxito do plantio, melhorando e muito todo o processo de produtividade.

Outro ponto relevante a ser considerado durante o preparo do solo é a adequada conservação do mesmo. Para isso, é válido promover a execução de terraços e também de medidas que possam evitar as possíveis perdas de solo por erosão e escorrimento inadequado da água.

A preparação tem por objetivo também contribuir para estabelecer o controle de plantas nocivas e das eventuais pragas que atingem o solo.

Diante de tudo isso, vale conhecer aqui então 5 benefícios que um bom preparo do solo proporciona.

1 – Redução de transtornos no plantio

corn-1841271_1920 (1)

 

Entre os benefícios promovidos por um eficiente preparo do solo, é possível citar a redução de vários transtornos. Entre esses problemas estão os de ordem física, química e também biológica.

Entre os problemas físicos que são amenizados diante da eficiente preparação do solo está no fato dele ficar menos encharcado e também menos denso. Além disso, com a preparação boa o solo ele se torna capaz de apresentar também uma menor compactação.

Nesse contexto há também a atenuação de fatores químicos. Ou seja, a boa preparação elimina uma significativa quantidade de alguns elementos químicos que comprometem o plantio, tais como o excesso de alumínio, manganês e o sódio.

Já quanto aos atenuantes de caráter biológico, a preparação do solo beneficia a eliminação de fungos, cupins, nematoides e outros agentes que são prejudiciais para o bom procedimento do plantio.

 

2 – Melhor produtividade

 

Tendo por base uma boa preparação do solo, a produtividade adquire um nível de excelência significativamente elevado. Isso porque o solo devidamente preparado sofre menos com os agentes atenuantes (tantos os físicos, químicos e também biológicos).

Além disso, ele fica menos esburacado, adquire um melhor processo de escoamento de água e permanece fortalecido, sendo pouco afetado por problemas como ervas daninhas, fungos e outros transtornos.

Diante da preparação adequada do solo, a produção passa por um evidente processo de melhoramento, gerando assim mais rentabilidade e vantagens para o agricultor.

 

3 – Maior resistência e germinação rápida

germinação

 

 

O preparo do solo é um processo que deve ser planejado seguindo o perfil e as características relativas a cada solo.

O processo de preparo deve ser efetuado com uma significativa antecedência para que assim possa ocorrer a reação do calcário no solo, bem como um trabalho mais eficiente dos fertilizantes, que devem ser aplicados enquanto a cultura está em seu processo de desenvolvimento.

Diante disso, uma preparação bem feita do solo consegue priorizar alguns objetivos, que é proporcionar as condições adequadas para uma rápida e padronizada germinação das sementes. Além desse detalhe, possibilita que para a cultura denotar um melhor aproveitamento da água e dos nutrientes, isso acaba por reduzir ao máximo a intervenção das plantas daninhas, bem como estabelece uma ampla resistência do solo.

 

4 – Maior tolerância aos períodos de seca

seca

 

A seca é um dos problemas naturais que mais atormenta os profissionais que atuam na lavoura.

A falta de chuva traz inúmeros problemas. Ou seja, ela castiga o solo, impossibilita um bom plantio e acarreta, por consequência, prejuízos financeiros para o agricultor, que pode ter um ano perdido devido à ausência da quantidade correta de chuva.

No entanto, diante de um ótimo processo de preparação, é possível garantir que o solo obtenha os nutrientes adequados para se tornar mais resistente a imprevistos como a seca.

Em períodos como os atuais, em que a presença de fenômenos climáticos como o El Niño é evidente, ter um solo resistente de vital importância.

 

5 – Favorece a sustentabilidade

sustentabilidade

 

O bom preparo do solo acarreta também benefícios para a promoção de um desenvolvimento mais sustentável, priorizando dessa maneira mais vantagens para o meio ambiente.

A preparação adequada do solo evita a degradação ambiental, protegendo assim a lavoura e tornando-a assim sempre mais resistente.

Um solo saudável, rico em matéria orgânica, é o resultado de técnicas corretas de manejo e preparo.

É válido destacar que o correto sistema de preparo da área de plantio é dependente de alguns fatores. Entre eles é possível citar eliminação de todo e qualquer empecilho para o desenvolvimento correto e saudável das raízes. Para cumprir isso, podem ser utilizados para o preparo equipamentos e procedimentos especiais.

O objetivo é deixar o solo mais preparado possível, possibilitando assim o seu melhor uso.

Hoje em dia o agricultor pode contar com uma série de ferramentas que possuem o intuito de promover uma ótima preparação do solo. Entre essas ferramentas, é possível citar as plainas niveladoras.

Uma das plainas niveladoras de maior destaque é a que conta com a tecnologia de múltiplas lâminas.

A plaina niveladora multilâminas, por exemplo, é ideal para aplainar o local de forma direta, sem uma preparação anterior. Possibilitando, dessa maneira, que a lavoura receba o plantio direto, retirando todas as pequenas elevações provocadas por cupins, torrões, taipas, entre outros.

Além disso melhora o desempenho das plantadeiras. Nas culturas como a soja e o feijão, entre outras do “seco”, permite excelente colheita com a plataforma da máquina rente ao solo.

Quer saber mais sobre a Plaina? Clique aqui.

E você, indica uma outra forma de fazer um preparo do solo bem feito? Conte para nós.

Quer receber nossos conteúdos por email? Cadastre-se abaixo:

Enviar Por favor, preencha o campo nome. Por favor, preencha o campo email. Email, inválido tente novamente.
-->

Deixe um comentário

Seu email está mantido privado. Campos obrigatórios estão marcados com *

*
*

Você pode usar tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>